Os servidores públicos de Goiás estão sendo alvo de golpes cibernéticos. É o que constata denúncias realizadas ao Instituto Brasileiro de Dados, Auditoria e Transparência – IBRADAT.
Servidores públicos filiados ao Instituto e até de outras entidades tem reportado ligações, no mínimo, estranhas. Uma pessoa na linha afirma que o próprio servidor ou um parente tem precatórios ou benefícios atrasados a receber.
A pessoa demonstra pressa: cita o nome de uma associação, um sindicato ou um escritório famoso e passa o número de uma conta para efetuar depósitos e dar início ao recebimento dos valores.
Trata-se de um golpe.
Nunca efetue depósitos adiantados. Uma vez depositado, o valor é sacado e o golpe está concluído. As contas em questão geralmente são “emprestadas” ou invadidas. Devido ao excessivo sigilo bancário existente, esses golpes ficam facilmente impunes.
O que fazer nessas situações?
Se realmente parecer algo legítimo, pelo peça um telefone fixo para retornar. Veja se a instituição tem um site e se nele diz algo. Faça uma visita a sede física. Converse com o suposto beneficiário (se não for você mesmo) e com alguém de confiança.
Caso tenha certeza que seja um golpe, diga que irá retornar mais tarde e bloqueie o número. Entre em contato com a emergência da polícia para informações (disque 190). Considere fazer uma denúncia formal no site da Polícia Civil principalmente se tiver o número e o nome do titular da conta, para providências.
Conte com a IBRADAT
Em quaisquer situações que levante dúvidas, entre em contato conosco. O fato ser analisado juntamente ao escritório jurídico. Forneceremos instruções para lidar com caso a caso.
Repasse essa informação para seus parentes
Os parentes mais próximos e mais idosos são os alvos preferidos dos golpistas. Avisos que se proposta semelhante ocorrer que entra em contato imediatamente com vocês.
No responses yet